Noticia

Audiência pública irá debater “cura gay” na Assembleia Legislativa

Evento foi proposto pelo deputado estadual professor Lemos a pedido do Grupo Dignidade e do CRP-PR

Atualizado em 01/11/2017

 

As chamadas terapias de “reorientação sexual”, conhecidas popularmente como “cura gay”, estarão em discussão durante uma Audiência Pública que será realizada nesta terça-feira (31) às 17h, na Assembleia Legislativa do Paraná.

O evento foi proposto pelo deputado estadual professor Lemos a pedido do Grupo Dignidade e do Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP-PR). O principal objetivo é colocar em discussão argumentos referentes à Resolução 001/99 do Conselho Federal de Psicologia (CFP), que institui normas de atuação para as(os) Psicólogas(os) em relação à questão da orientação afetivo-sexual.

Devem participar do evento, além do professor Lemos, o diretor-executivo do Grupo Dignidade, Toni Reis, e a coordenadora da Comissão de Direitos Humanos do CRP-PR, Psicóloga Sandra Fergutz Batista (CRP-08/02667). Também estão previstas as participações do Secretário de Estado da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos do Paraná, Artagão Júnior; do titular da 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Palmas e membro integrante do Núcleo LGBT do Ministério Público do Paraná, André Luiz de Araújo; e da Coordenadora do Núcleo da Cidadania e Direitos Humanos e representante da Defensoria Pública do Estado, Camille Vieira da Costa.

Estarão presentes ainda representantes da OAB, dos movimentos sociais e de núcleos acadêmicos de pesquisa sobre o tema.