Noticia

Bate-papo sobre autoestima e padrões femininos reúne mulheres e homens em Curitiba

Psicólogas abordaram temáticas importantes sobre a luta das mulheres na sociedade

Atualizado em 05/09/2016

Na última quarta-feira (31), aconteceu no Núcleo de Estilo de Vida da Gazeta do Povo a palestra “O que o espelho diz sobre você? Uma conversa sobre autoestima e padrões”, evento promovido pelo Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP-PR) em parceria com o Viver Bem e o Clube da Alice. As Psicólogas Mariita Bertassoni da Silva (CRP-08/00101) e Andressa Roveda (CRP-08/08990) expuseram o assunto e depois abriram para bate-papo, respondendo às perguntas do público presente.

O encontro foi motivado após uma matéria publicada pela Gazeta do Povo em que uma mulher britânica ficou um ano sem se olhar no espelho. Além disso, também há um estudo britânico que índica que as mulheres se olham no espelho, pelo menos, 38 vezes ao dia.

Trazendo uma reflexão sobre beleza, corpo e consumo, Mariita Bertassoni contextualizou esse importante debate sobre autoestima, explicando que o autoconceito é formado a partir da imagem corporal que é construída na sensibilidade cinestésica e tátil da relação bebê-mãe. Além de Psicóloga, a coordenadora da Comissão de Psicologia Organizacional e do Trabalho (POT), Andressa Roveda, trouxe uma outra face da discussão e instigou o público ao tratar sobre os “padrões”. Ela ressaltou a importância da terapia para o autoconhecimento, além de também abordar outras questões como o empoderamento da mulher na sociedade atual e sua luta para vencer padrões e preconceitos no trabalho.

Ao final, no momento de perguntas e respostas, as Psicólogas responderam sobre a importância de deixar o ódio de lado e fazer com que as coisas não sejam impostas, mas tratadas com leveza. “A sensação de se sentir bem é o que importa. Não é pela força, mas pelo amor que se consegue o diálogo. É importante respeitar quem seja, independentemente da idade”, enfatiza Mariita.