Noticia

CFP promove debate online sobre atuação da Psicologia no sistema prisional

Publicado em 12/04/2016

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) promove nesta terça-feira (12), das 16 às 18h15, um debate online para discutir questões relacionadas à atuação da(o) Psicóloga(o) no Sistema Prisional.  

O debate terá a participação de especialistas na área, que falarão sobre os aspectos da atividade profissional e os conflitos enfrentados por estas(es) profissionais. Quem participar do debate poderá ainda saber mais sobre o cotidiano da(o) Psicóloga(o), condições de trabalho, questões éticas, realização do Exame Criminológico, entre outros. O objetivo do CFP é contribuir para a qualificação e organização do trabalho de Psicólogas(os) em instituições prisionais.

Os convidados para o debate desta tarde são Guilherme Augusto Portugal Braga (mestre em Direito e professor assistente na Escola Superior Dom Helder Câmara), Cristina Rauter (professora doutora em Psicologia na Universidade Federal Fluminense), Fátima França (coordenadora do curso de especialização em Psicologia Jurídica do Instituto Sedes Sapientiae e membro da Comissão de Política Criminal da OAB-SP) e Alvino Augusto de Sá (professor doutor da Faculdade de Direito da Univerdade de São Paulo e membro do IBCCRIM e do CNPCP/MJ).

 

Ações do CRP-PR

O Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP-PR) também se dedica a estudar e auxiliar nas questões relacionadas ao sistema prisional. Em 2015, o CRP-PR promoveu o evento “Diálogo Interdisciplinar no Sistema Penitenciário”, uma parceria com o Conselho Regional de Assistência Social do Paraná (CRESS-PR) que levou as discussões acerca do tema a Curitiba, Londrina e Guarapuava – neste ano, está prevista a realização de uma etapa em Cascavel ainda no primeiro semestre.

 

Como participar?

O debate acontecerá das 16h às 18h15 e será mediado por Rodrigo Torres Oliveira, coordenador da Comissão de Psicologia Jurídica do CFP.

Você pode acompanhar o debate ao vivo pelo link https://www.youtube.com/watch?v=yfo2gOW_5EE e participar via redes sociais enviando perguntas pelo e-mail eventos@cfp.org.br ou usando a hashtag #PapoPsi.

 


Leia mais

 

Exame Criminológico: o papel da(o) Psicóloga(o) no sistema prisional brasileiro

 

Atuação de Psicólogas(os) no âmbito prisional sofre alterações e CRP-PR se posiciona