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CRP-PR colabora na revisão das diretrizes curriculares dos cursos de Psicologia

Instituição irá organizar diversos encontros preparatórios com espaço para discussão da formação da categoria abertos a participação de docentes, Psicólogas(os) e estudantes de Psicologia

Atualizado em 21/02/2018
O Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP-PR), em conjunto com os demais Conselhos Regionais e o com o Conselho Federal de Psicologia (CFP), irá colaborar com a revisão das diretrizes curriculares nacionais para os cursos de graduação em Psicologia, que será realizada em 2018.
 
Repensando a formação da(o) Psicóloga(o): revisão das diretrizes curriculares nacionais para os cursos de graduação em Psicologia
 
A iniciativa é do Grupo de Trabalho sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação da Área de Saúde (GT DCN) do Conselho Nacional de Saúde (CNS). Já as contribuições da categoria são realizadas por meio da parceira entre o CFP, a Associação Brasileira de Ensino em Psicologia (ABEP), a Federação Nacional de Psicólogos (FENAPSI) e os Conselhos Regionais de Psicologia.
Neste contexto, cabe aos conselhos regionais abrir espaços para possibilitar a discussão de propostas para a formação profissional reunindo representantes das instituições de ensino superior, as(os) Psicólogas(os) e estudantes de Psicologia. 
Para viabilizar essas atividades, chamadas de reuniões preparatórias, o CRP-PR irá formar um calendário de ações, previstas para fevereiro, que irão ocorrer na Sede, Subsedes e nas Representações Setoriais. A instituição contará com seus representantes para articular a participação e divulgar a importância da colaboração de todos para a elaboração de diretrizes curriculares mais adequadas aos desafios da profissão no nosso tempo.
 
Metodologia
Para facilitar a metodologia de elaboração de propostas, as instituições de ensino superior irão receber o documento norteador e o regulamento que ajudará a organizar as ideias e eixos. As propostas que serão apresentadas durante as reuniões preparatórias deverão estar ligadas a cada um dos seguintes temas:
 
- Concepção geral da formação (generalista, ênfases, áreas básicas, processos de trabalho)
 
- Perfil do egresso
 
- Competências | conhecimentos | habilidades | atitudes gerais e específicos (gerais dizem respeito a todas as profissões da saúde e devem estar em todas as DCN)
 
- Metodologias de ensino-aprendizagem
 
- Sistema de avaliação
 
As propostas elaboradas nas reuniões preparatórias serão enviadas ao Conselho Federal de Psicologia, que irá sistematizar as sugestões. Esse conjunto de ideias será discutido durante o Encontro Regional, que ocorrerá no dia 14 de abril em Santa Catarina (SC), no qual serão separadas até 30 propostas para ser enviadas ao Encontro Nacional. 
Na etapa regional também serão eleitos os delegados que estarão presentes na etapa nacional, que ocorrerá em Brasília (DF) no dia 05 de maio e que definirá as propostas nacionais a serem encaminhadas ao Conselho Nacional de Saúde. 
 
Confira aqui o calendário de reuniões preparatórias.