Noticia

CRP-PR conquista vaga em Conselho Estadual de Igualdade Racial

Importância da vaga é destacada por conselheira: "questões étnico-raciais chegam cada vez em todas as áreas"

Atualizado em 21/02/2018

O Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP-PR) conquistou, no último dia 04 de fevereiro, uma vaga para atuar no Conselho Estadual de Igualdade Racial. A conselheira Semíramis Amorim Vedovatto (CRP-08/06207), que esteve na Conferência e ajudou na articulação da conquista do CRP-PR, explicou a importância, para a categoria, de ocupar este espaço: “As questões étnico-raciais chegam cada vez mais tanto para as(os) Psicólogas(os) ligadas(os) às Políticas Públicas como as(os) da área privada, como escolas, empresas e clínica. Além disso, o Paraná é o Estado com maior população negra da região do sul do país, com 28,2% de pessoas pretas e pardas de acordo com o Censo 2010. Todas as populações vulneráveis precisam ser contempladas pelas Políticas Públicas”.

 

Conferência Nacional

A eleição aconteceu durante a IV Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial, promovida em Curitiba entre os dias 02 e 04 de fevereiro com o tema “O Brasil na década dos Afrodescendentes: reconhecimento, justiça e desenvolvimento”.

Durante a Conferência, que contou com grande representatividade das questões étnico-raciais – negros, ciganos, indígenas, quenianos, muçulmanos, entre outros –, houve também a entrega do Plano Estadual de Promoção da Igualdade Racial de 2017 a 2019. Os debates foram tiveram como foco o enfrentamento ao racismo institucional.