Noticia

CRP-PR promove ações de Redução de Danos no carnaval curitibano

Programação inclui mesa-redonda no dia 31 de janeiro e ação no bloco Garibaldis e Sacis

Atualizado em 05/02/2018
 
O carnaval está chegando, mas os blocos de rua já estão acontecendo em Curitiba e outras cidades do Estado. Esta época é de festa, mas também registra aumento dos comportamentos de sexo inseguro e o uso indevido de drogas, segundo os Boletins Epidemiológicos de AIDS do Ministério da Saúde.
 
O Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP-PR), com o objetivo de ampliar a reflexão sobre o tema e promover a saúde através da Redução de Danos, realiza na próxima semana duas atividades: uma mesa-redonda com a participação da Conselheira Psicóloga Sandra Regina Fergutz dos Santos Batista (CRP-08/2667), do Químico James Kava e de Vanessa Tauschek (CRP-08/17572), Psicóloga integrante do Núcleo de Políticas sobre Drogas e uma ação prática de Redução de Danos no bloco carnavalesco “Garibaldis e Sacis”.
 
O bloco “Bebeu água?” do CRP-PR tem o objetivo de ampliar a reflexão sobre o tema em sociedade e levar folders com orientações para aproveitar o carnaval com mais saúde e diversão. Além disso, serão distribuídos preservativos femininos e masculinos concedidos pela Secretaria Municipal de Saúde. 
 
 
Por que fazer Redução de Danos?
A Redução de Danos no contexto de festas é importante porque promove a discussão no território em que se usa ou pode iniciar o uso de substâncias psicoativas, de maneira próxima aos participantes da festa. A experiência dessa prática de saúde pública tem o objetivo de demonstrar as diferentes formas de prevenção, sob os ideais de liberdade, responsabilidade e autonomia do sujeito.
 
 
Como participar?
Para participar da ação, é necessário comparecer ao treinamento que acontecerá no dia 31 de janeiro na sede do CRP-PR, após a mesa-redonda “Minha carne é de Carnaval, meu coração é igual”. 
 
 
Serviço
Mesa-redonda “Minha carne é de Carnaval, meu coração é igual”
 
Data: 31 de janeiro de 2018
Horário: 19h
Local: Sede do CRP-PR (Av. São José, 699, Cristo Rei, Curitiba-PR)
Público-alvo: Sociedade em geral
Inscrições aqui
 
Bloco Bebeu Água?
Data: 03 de fevereiro de 2018
Horário: 15h30 às 18h30
Local: Rua Saldanha Marinho, 68, Curitiba-PR (próximo à Catedral de Curitiba)
Público-alvo: Sociedade em geral