Noticia

Detran realiza palestra sobre saúde mental, emoções e trânsito

Ação faz parte do Janeiro Branco

Atualizado em 01/02/2018

*Reportagem publicada na intranet do DETRAN-PR

Na última terça-feira (23), o Departamento de Trânsito do Paraná (DETRAN) reuniu mais de 60 pessoas no auditório do bloco A, na sede do bairro Tarumã, para uma palestra sobre saúde mental. A iniciativa ocorreu por parte da servidora e Psicóloga da autarquia, Cristiane Baecker Avila (CRP-08/11345), em parceria com a Coordenadoria de Recursos Humanos (COORH), representada pela Psicóloga de Recursos Humanos Odette Amaral Bacaro (CRP-08/13558) e o Chefe da Divisão Jorge Massami Ito, juntamente com o Conselho Regional de Psicologia (CRP).


Com o tema “Saúde Mental: Emoções e Trânsito”, a palestra faz parte da campanha Janeiro Branco, e abordou a importância de entender e lidar com as emoções e as formas de se cultivar uma boa saúde mental e emocional. Além disso os palestrantes fizeram uma correlação da saúde mental e o trânsito.


“O processo de qualificação contínuo em diferentes áreas para diferentes atividades é fundamental. Como diretor deste Departamento, fico feliz em presenciar mais um investimento que irá agregar profissionalmente os servidores, além de trazer melhorias para os serviços prestados por esta autarquia”, compartilha o diretor-geral do Detran, Marcos Traad.


Durante a palestra foi realizada também uma técnica de dinâmica de grupo, com a proposta de trabalhar reflexões a respeito das emoções e da saúde emocional, bem como medidas a serem tomadas pelos participantes, para que melhorem sua saúde emocional durante o ano de 2018.


Para a Psicóloga do Detran e também participante da palestra, Josiane Ignacio (CRP-08/20890), é de grande importância a ideia de discutir o tema da saúde mental para que haja uma melhor conscientização da sociedade no sentido de identificar e prevenir o adoecimento dos aspectos emocionais.

“A palestra trouxe à tona o quanto precisamos nos perceber e compreender a forma como lidamos e reagimos no mundo. Sabemos que o comportamento humano reflete no trânsito e as consequências que podem acarretar, caso as emoções não sejam tratadas de forma correta por um profissional capacitado. Por isso, ações como essa são fundamentais”, compartilha a Psicóloga Josiane.

A palestra foi ministrada pela Psicóloga e coautora do livro ‘Felicidade 360 graus’, Izabela Neves Freitas (CRP-08/07396), pela Psicóloga e autora do Blog Saúde das Emoções Éllen Martins (CRP-08/24797), e pelo estagiário de Psicologia do Instituto Paz no Trânsito (IPTran), Luan Berti.
Também contou com a presença da Colaborada da Comissão de Mobilidade Humana e Trânsito do Conselho Regional de Psicologia, Sandra Cristina Batista Martins (CRP-08/12213).